
Projeto A Arte da Convivência
Este projeto atua com adultos e envelhecentes em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiência; em situação de isolamento social que enfrentam dificuldades de inserção na sociedade, em conformidade com as orientações da Resolução CNAS Nº 13/ 2014, que assegura espaços de referência para convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais de modo a desenvolver a convivência familiar e comunitária; oportunizando o fortalecimento e o resgate de vínculos familiares, por meio da intervenção do Serviço Social (acolhida, atendimento individual e/ ou em grupo visando o Sistema de Garantia e Direitos, encaminhamentos para a rede socioassistencial e das demais políticas públicas), tendo como diferencial o assessoramento ambulatorial. Inclui também em suas atividades o desenvolvimento da autonomia e da socialização, a interação dessas pessoas em eventos promovidos pela Associação e pelo Município, suprindo suas necessidades sociais, emocionais, educacionais e ocupacionais e as de seus familiares, contribuindo para a quebra do paradigma da sociedade relativa à deficiência.
Capacidade de Atendimento:
30 Pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares.
Recurso Financeiro Utilizado:
• Fundo Municipal de Assistência Social;
• Recursos Próprios oriundos do setor de Captação de Recursos.
Recursos Humanos Envolvidos:
• Assistente Social e Instrutora/ Oficineira;
• Equipe de apoio: Psicóloga; Dentista; Monitora; Nutricionista; 03 Merendeiras; Auxiliar de Serviços Gerais; Terapeuta Ocupacional.
Demonstração da forma de participação e/ou estratégias:
• Elaboração: Espaço próprio para a reunião das pessoas desenvolverem as atividades propostas.
• Execução: Desenvolvimento do sentido de convivência nas relações de amizade e vida em grupo visando adquirir normas sociais e reconhecimento de autoridade; Aproximação com a realidade de atividades de vida diária e prática; fortalecimento de vínculos familiares; Melhor controle emocional e desenvolvimento das habilidades de comunicação; desenvolvimento da atenção, motivação, interesse, memória, criatividade, flexibilidade, persistência e da iniciativa;
• Avaliação e monitoramento: Lista de presença; Registro fotográfico; Registro do desenvolvimento biopsicomotor; Relatório mensal do desenvolvimento das atividades propostas.
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